segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ORIGEM DA VIDA

 


Origem da vida - Principais teorias

Há muitas perguntas que o campo da biologia tenta explicar. Existem as teorias religiosas (Criacionismo) e as teorias científicas, com as condições ambientais em que a vida surgiu. O Universo foi criado por Deus ou as condições materiais e do ambiente ao longo do tempo permitiram que a vida surgisse? 

As teorias de origem da vida muitas vezes se tornam assunto polêmico, pois muitas delas questionam ideias profundamente enraizadas na cultura e nos hábitos de nossa sociedade.

 A curiosidade é uma característica imanente, que faz parte da natureza dos seres humanos. Desde a história antiga há indícios de que o ser humano questiona a origem dos homens e dos demais seres vivos. Entretanto, com o decorrer do tempo e os diferentes avanços científicos, novas tentativas de explicações sem cunhos religiosos foram surgindo. 

Criacionismo e fixismo: Criacionismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Várias culturas e religiões seguem esta ideia. E, até pouco tempo atrás, esta era uma ideia também aceita no meio científico.

Até o século XVIII a maior parte dos cientistas acreditava que cada espécie havia surgido na Terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo. A estas ideias, damos o nome de teoria fixista.

                                                              
                                                    CRIACIONISMO OU FIXISMO

Panspermia ou cosmogenia: Hipótese que diz que a vida teve origem em outro planeta e foi trazida para o planeta Terra carregada por meteoros que trazia formas de vida bastante simples.

Atualmente esta é uma teoria desacreditada, principalmente pelo fato de que ela transfere o “problema” da origem da vida para outro planeta.


                                                
                                                    PANSPERMIA OU COSMOGENIA

Abiogênese ou geração espontânea: É a hipótese que afirma que os seres vivos podem surgir da matéria sem vida. Dizia-se que algumas substâncias possuíam “força vital” capaz de produzir seres vivos.

Esta hipótese foi inúmeras vezes testada e supostamente corroborada pelo surgimento “inexplicável” de moscas sobre a carne, ratos em trapos sujos, decomposição de matéria orgânica etc. O cientista italiano Franceso Redi (1626 – 1698) foi o primeiro a questionar essa ideia, realizando o experimento a seguir:



Microscópio revela os Microrganismos

Com o advento do microscópio foi possível visualizar a existência de microrganismos e a teoria da abiogênese voltou a ganhar força, afirmando-se que somente seres muito simples poderiam surgir a partir da matéria inanimada.

Em 1862, o cientista francês Louis Pasteur realizou um novo experimento para questionar a abiogênese, veja a seguir:



Com este experimento, Louis Pasteur conseguiu comprovar que mesmo existindo condições essenciais à vida (ar, água e nutrientes) os seres vivos não podem surgir a partir da matéria inanimada.

Agora que já sabe tudo sobre as principais teorias de origem da vida, que tal testar seus conhecimentos?

QUESTÕES SOBRE AS TEORIAS DE ORIGEM DA VIDA

1) (UEL-PR) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

A) as primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
B) compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
C) bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
D) a capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
E) a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

2) (UEL) Em 1953, o norte-americano Stanley Miller construiu um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. Esse experimento de Miller foi importante, pois demonstrava que:

A) os primeiros seres vivos eram autótrofos.
B) os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
C) a vida se originou no espaço.
D) moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.
E) a vida surgiu nos mares primitivos.

3. (UFCSPA/2009) Assinalar a alternativa INCORRETA:

 A) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos.

B)    Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.

C)    São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis.

D)     Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos.

E)    Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

 

4. (Uel) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

 

A)    As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.

B)     Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.

C)    A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.

D)    A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

E)     Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.

 

5. (UFPR) considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:

1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.

2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.

3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.

4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.

Assinale a alternativa correta:

A)     Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

B)    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

C)    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

D)    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

E)    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 

6. (UFC/2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

 

A)    O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.

B)    O aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.

C)    O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.

D)    O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

E)     O “big bang”, que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida.

 

7. (Unesp). Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.

I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.

II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.

III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que se constituiu, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.

Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas:

A)     I e II, apenas.

B)    II e III, apenas.

C)    II, apenas.

D)    I, II e III.

E)     I, apenas.

8. (CESGRANRIO) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antártida, fortes indícios de vida fora da Terra. Entre as certezas e dúvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram:


A)    Fungos primitivos com capacidade de atividade fotossintética.

B)    Heterótrofas que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.

C)    Aeróbias graças à abundância de átomos de oxigênio existente nas águas do oceano.

D)    Fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas moléculas orgânicas.

E)  Todas autótrofas devido à escassez de alimentos nos oceanos primitivos.



GABARITO –ORIGEM DA VIDA

1

2

3

4

5

6

7

8

E

D

D

E

E

C

B

B


Nenhum comentário:

Postar um comentário